Existe uma ideia muito comum de que, para emagrecer e melhorar o metabolismo, é preciso cortar tudo, mas existe outro caminho, que pode ser mais eficiente.
E foi com esse pensamento que a paciente veio para a consulta, com medo de ter que cortar tudo e de receber uma dieta insustentável na vida dela.
Mas ela decidiu começar, depois de se sentir confiante e sabendo que é o plano na verdade, que é adaptado para a rotina e a vida dela e para o que o corpo dela precisa de verdade.
E no caso do sobrepeso com resistência à insulina, a perda de peso sustentada, melhora significativamente a sensibilidade à insulina.
Além disso, estratégias como:
distribuição adequada de carboidratos ao longo do dia
aumento de fibras
combinação de macronutrientes nas refeições
Têm impacto direto no controle glicêmico e na resposta insulínica.
Ou seja: não é sobre comer menos apenas, é sobre organizar melhor o que você come.
Dietas muito restritivas até podem gerar resultado rápido, mas têm baixa adesão e maior risco de reganho de peso.
O que sustenta o resultado é a estratégia aplicável na rotina, ela emagreceu porque fez tudo perfeito, mas porque conseguiu manter.
Além disso, o exercício de força e o aeróbico contribuíram muito para a evolução.
E é isso que, no fim, muda o corpo e a alimentação de verdade.